A Associação Água no Deserto atua há mais de 10 anos na região central de São Paulo, mas somente no ano de 2018, para melhor atender as necessidades e o anseio da equipe, voluntários, e principalmente do público atendido pela entidade, regularizamos e oficializamos o nosso registro.

Desde o início do projeto, passamos por diversos desafios, pois não temos convenio seja com os órgãos públicos ou outros parceiros, desenvolvendo nosso trabalho com a contribuição de alguns poucos parceiros, e muito dos voluntários. Não desistimos, pois temos como propósito Sumário do Projeto: (é a síntese do projeto. Exemplificando: “O projeto é estruturado em jogos teatrais e roda de conversa para crianças de idade entre 07 a 12 anos no contra turno escolar”)
Contribuir para uma sociedade mais justa e equitativa, independente das barreiras que se sobrepõe as nossas forças, reforçando ainda mais nosso desafio na continuidade dos trabalhos, encorajados, firmes, entendemos que o caminho da nossa missão, não é fácil, mas se faz necessário, a coragem e a voluntariedade de homens e mulheres com o mesmo propósito, oferecer proteção e possibilidades às crianças e Adolescentes vulneráveis a toda sorte de riscos a que estão expostas, especialmente a violência doméstica.
Através de oficinas e palestras, durante esses anos, foi possível contribuir com centenas delas à romperem com seus conflitos, e encontrarem um novo caminho, apesar da vivencia de maus tratos, violência a que estavam submetidas.
Temos dedicado esforços durante todos esses anos, no sentido de ser sua voz de crianças e adolescentes invisíveis, que nunca são vistas por grande parte sociedade como sujeitos de direitos e apesar dos diversos trabalhos de outras Organizações sociais nas regiões de maior vulnerabilidade, não são suficientes para atender a tão complexa demanda, divididas, a cada dia mais, por classes sociais, aquelas que tem o acesso à informação, e as que não tem sequer esse direito.
No ano de 2018, ano do registro no CMDCA, através do trabalho realizado, notamos um crescente número de crianças vítimas de violência, em todos os aspectos: emocional, fisicamente e até mesmo através das redes sociais, trazendo-lhes conflitos emocionais e fazendo com que pulassem e perdessem etapas importantes da infância para todas as crianças.

Avaliando esse contexto, e com o objetivo de minimizar suas dores, criamos os Projetos Criança Brinca! Criança não é Brinquedo! Garotada de Talento, Porque é dessa forma que acreditamos, esses meninos e meninas têm os mesmos direitos que tem os nossos filhos, sendo o primeiro deles o de crescer em convivência harmoniosa com sua família, protegidos de todos os perigos.
Nesse programa iniciamos atendendo, mesmo que precariamente, e com muita falta de recursos e ferramentas, centenas de crianças, em dias e datas esporádicas, em função de ainda não ter as condições necessárias para atuar todos os dias. Valendo-se de ferramentas e utensílios precários, sentadas no chão, aglomeradas, e na maioria das vezes, chegavam com fome, e que por isso contávamos com a ajuda de voluntários, para minimizar o sofrimento e levar um pouco de esperança para essas crianças e adolescentes.
Além disso no ano de 2024 Iniciamos uma parceria com a Prefeitura de São Paulo com o Projeto Rede Cozinha Escola, que atende diariamente de segunda à sábado 400 refeições.
A medida que desenvolvemos nosso trabalho, notamos que as demandas aumentam, diariamente e trazem problemas mais profundos do que imaginamos.
São crianças com famílias totalmente destruídas, muitas vezes devastadas, por pais presos ou viciados em drogas, viviam em ambiente totalmente inadequado para o seu pleno desenvolvimento e para oferecer-lhes melhores condições e possibilitar-lhes desenvolvimento e assistência adequada e proteção integral, continuamos o Projeto.